Análise financeira de sistemas agrícolas

Este documento auxilia no planejamento de Sistemas Produtivos Integrados (SPIs). Com ele podemos executar, de uma maneira simples e transparente, as análises financeiras pertinentes, bem como a avaliação do projeto agrícola e a comprovação de que sua utilização é viável sob ponto de vista financeiro.

Apresenta-se também uma planilha eletrônica que é utilizada para executar a análise financeira de SPIs, de forma intuitiva.

A planilha fornece os principais indicadores para avaliação de projetos, assim como o fluxo de caixa detalhado do sistema de produção, informações complementares e gráficos, para auxiliar a análise e melhoria do desenho do sistema.

Além destes aspectos, é possível realizar uma série de simulações, levando em consideração estimativas de perdas (produção, armazenagem, transporte, entre outras), variações nos custos e nos preços dos produtos, as quais produzirão um novo conjunto de indicadores financeiros e fluxo de caixa e novos gráficos, permitindo comparações com a situação ideal planejada do sistema e a avaliação de diferentes cenários.

Arquivos para download: