2º SAF COPAÍBA

O 2º SAF COPAÍBA faz parte do projeto EXPERIÊNCIA SAF COPAÍBA, que foi iniciado em 12 de outubro de 2018, com a realização do 1º SAF COPAÍBA.

MAIORES INFORMAÇÕES ACESSAR:

https://www.facebook.com/events/407593986357003/

  • O SAF COPAÍBA é a continuidade de uma experiência prática em Sistemas Agroflorestais – SAF e de reintegração com a NATUREZA.
  • CULTIVAR a TERRA baseando-se no conhecimento ancestral da Agricultura Milenar Indígena, nos ESTUDOS e INTERPRETAÇÕES de Ana Maria Primavesi sobre o Solo e a Vida (2016); de Alexander Von Humboldt sobre a Natureza, o Cosmos e Ecologia, (1845); utilizando as TÉCNICAS da Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch, (1995); da Agricultura Natural de Masanobu Fukuoka, (1930); da Agricultura Caipira Local (atemporal), para obter alimentos saudáveis e outros recursos, como: água pura e solo fértil; particularmente para a Fazenda Copaíba uma boa cana de açúcar para destilar a cachaça, café, para esquentar o fim de tarde, frutas, verduras e legumes, para se alimentar bem, madeira para construir, sem desperdício, além da prática contribuir para o equilíbrio socioambiental e a melhorar a qualidade de vida.
  • Eu, Paulo Jarbas, idealizador da EXPERIÊNCIA SAF COPAÍBA, já um pouco descontente com a relação entre a vida, o consumo e o sistema produtivo, tive minha primeira experiência prática em SAF na Fazenda Sta. Terezinha em Piraí do Norte – BA, janeiro de 2017, tendo como orientadores Gudrün Götsch (agrofloresteira, filha do Ernest Götsch que concebeu o método sintrópico de agricultura) e Namastê Maranhão Messerschmidt (agrofloresteiro, coautor do livro Agroflorestando o mundo de facão a trator. Barra do Turvo, 2016.).
  • A partir daí não consegui mais voltar e segui experimentando e exercitando a mudança de hábitos em questões como: convivência, saúde, qualidade de vida, produção, consumo, tempo, construção e uso do espaço e de recursos, futuro e felicidade.
  • A EXPERIÊNCIA SAF COPAÍBA nasceu dessa vontade de se reconectar, comigo, com meus semelhantes HUMANOS, com a NATUREZA, sua VIDA e seu ESPAÇO aqui na TERRA e com o COSMOS e seu TEMPO no UNIVERSO.
  • É uma ótima oportunidade para exercitar a vida saudável, o pensamento de um futuro melhor, a paz e o amor, trocar ideias, fazer novos parceiros e amigos, conhecer novas paisagens e novos hábitos e reforçar a verdade de que: você colhe o que planta!

01 comentário para 2º SAF COPAÍBA

Comente

Autor do projeto:
Paulo Jarbas