Sítio Carrapicho

O nome Carrapicho é literalmente uma alusão à quantidade existente na propriedade e que indica solos muito decaídos, erodidos e compactados. E mesmo a casa, de uma estrutura muito simples e frágil, o terreno em volta dela muito sujo, com muito entulho misturado, a presença de formigas cortadeiras por todo a área e a baixa fertilidade do solo demonstram o desleixo dos proprietários e antigos moradores do local.

A partir do primeiro PDC, em Yvyporã, com o Jorge e a Suzana Maringoni estamos aos poucos transformando o ambiente, tornando-o mais aconchegante e produtivo. Iniciamos com o nivelamento do terreno para conduzir a água das chuvas, plantio de grama na área da casa, plantio de leguminosas para recuperação do solo e também o plantio de banana para consumo e também para tratamento das águas cinza no círculo de bananeiras.

Atualmente está em andamento a construção da Bacia de Evapotranspiração para que possamos eliminar a fossa negra, a construção do banheiro seco e a implantação de um bananal como ponto de partida para a Agrofloresta. Há também um biodigestor em início de experimentação para gerar o gás para a cozinha.

Plantamos mandioca, quiabo, abóbora, criamos galinhas e estamos implantando um pomar de cítricos que não existia no local.  Montamos também uma composteira e utilizamos nela o esterco de galinha, esterco de gado, palha, cinza, serragem e restos de alimentos.

Os finais de semana são de trabalho duro, pois ainda tenho minha ocupação na cidade, mas, é muito gratificante ver a transformação e a beleza que as práticas permaculturais estão trazendo para o local. O modo como tratamos a terra chega a gerar estranheza para os vizinhos que estão acostumados com as práticas convencionais da agricultura.

A ideia é utilizar o sítio para divulgar a Permacultura através de encontros, cursos e work-shops. Mas também torná-lo um local de educação para crianças e jovens que estão hoje em dia totalmente desconectados da natureza.

Fone: (64) 9-9661-1846

Categorias