Agricultura Sintrópica para Larga Escala e Regeneração do Solo

Agricultura Sintrópica para Larga Escala e Regeneração do Solo

Objetivo

Capacitação para Recuperação de Solo e Produção de Alimentos Sustentáveis, em Larga Escala pela Agricultura Sintrópica, uma agricultura de processos. Foco em produção de grãos, horticultura, fruticultura, pecuária e produção florestal, adaptados para diferentes ecossistemas.

Conteúdo Programático

  • Revisão dos Princípios de Agricultura Sintrópica.
  • Estudo e Aplicação de diferentes modelos de implementação e adaptações por ecossistemas.
  • Implementação de Sistema de Produção de Alimento Sustentável.
  • Como combinar o sistema de produção atual convencional – onde há utilização de insumos externos pesados, para um sistema inteligente de processos; Unificar alta produtividade de agroecossistemas com constante enriquecimento das áreas trabalhadas, sem a dependência de insumos externos como adubos químicos, adubos orgânicos, irrigação, pesticidas e maquinário pesado.
  • Diferentes aplicações pela Agricultura Sintrópica para horticultura, fruticultura, grãos, madeira e pecuária consorciada com a produção intensiva de madeira e vice-versa.
  • Análise do Desenvolvimento e Construção de Maquinários leves e eficientes, específicos para trabalhar em sistemas complexos, sendo estes competitivos em três pilares: ecológico, econômico e social

Instrutor

Henrique Sousa
Engenheiro Agrônomo, atua como consultor agronômico, pioneiro em pesquisas e extensão de sistemas agroflorestais sucessionais – SAF’s em vários biomas e estados do Brasil. Estudou com Ernst Götsch, com quem mantém parceria em pesquisa e extensão. Suas experiências inovadoras no Corredor Central da Mata Atlântica – CCMA e na caatinga da Bahia são referências exitosas de manutenção da conectividade na região do interstício, seja implantando SAF, ou capacitando técnicos de envergadura estadual (INCAPER, EBDA) ou federal (INCRA, Embrapa), comunidades agrícolas ou produtores. Desenvolve campos experimentais de agricultura sintrópica em sua fazenda, Jaguaquara, BA, na Mata Atlântica. Desde 1999, os frutos de seu trabalho na Bahia refletem seu conceito inovador de recuperação de áreas degradadas e produção agrícola sustentável. Veja a sua reportagem no Globo Rural: https://goo.gl/LCAanN

 

Mais informações e inscrições através do site do evento ou pelo email: agricultura.sintropica@gmail.com


Data / Hora
Date(s) - 31/10 - 02/11
Dia todo

Localização
Fazenda Retiro Fazenda Retiro, Bocaina, SP, 17240-000, Sudeste

Carregando mapa ....