Curso de Agricultura Sintrópica com Foco em Fruticultura

Curso de Agricultura Sintrópica com Foco em Fruticultura

O Epicentro Dalva apresenta mais um curso dinâmico e divertido de Introdução à Agricultura Sintrópica com Foco em Fruticultura.

Venha aprender sobre a sucessão natural da Agrofloresta e a prática de produção de alimentos com foco em fruticultura consorciadas com hortaliças e madeira, numa experiência de produção de alimentos saudáveis e nutritivos que também promove a recuperação de áreas degradadas.

  • Data: 09 a 11 de Novembro de 2018
  • Local: Epicentro Dalva | Pedra Bela – São Paulo
  • Investimento: R$ 750 *

*  Inclui alimentação e acomodação no alojamento coletivo ou camping. Caso deseje quarto individual ou de casal, favor entrar em contato para mais informações sobre valores.
** O curso é introdutório, aberto a todos os interessados, sem necessidade de conhecimento prévio.

Conteúdos:

  • A história da Agricultura Sintrópica no contexto da agricultura.
  • Por que fazer Agricultura Sintrópica no atual contexto socioambiental global?
  • Apresentação dos fundamentos e princípios da Agricultura Sintrópica de Ernst Gotsch.
  • Planejamento, implantação e manejo de canteiros de frutíferas em sistemas agroflorestais (SAFs).

Este curso tem duração de três (3) dias composto de aulas teóricas e práticas em campo sobre o processo para implantação de sistemas agroflorestais (SAF) com foco em fruticultura. Os participantes vão vivenciar cada passo, desde o planejamento dos canteiros até o plantio, levando em conta os princípios da Agricultura Sintrópica de Ernst Gotsch.
Também abordaremos a preparação dos canteiros, uso de ferramentas, modelos diferentes para fruticultura e horticultura e detalhes de manejo de sementes, estacas, manivas e mudas.

Instrutora:

Karin Hanzi fez seu primeiro PDC aos 9 anos, com sua mãe Marsha Hanzi na Bahia, e cresceu visitando a fazenda do mestre da Agrofloresta Ernst Gotsch. Se formou em Engenharia Mecânica e trabalhou nessa área nos Estados Unidos e Suíça, mas ao voltar para o Brasil em 2012 retornou o envolvimento com a Agrofloresta e Permacultura. Trabalhou com Marsha Hanzi no Epicentro Marizá ( Tucano, Bahia) e com Ernst Gotsch na Fazenda da Toca como coordenadora do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento em modelos para Agrofloresta e desenvolvimento de mecanização adaptada à Agrofloresta. Em 2015 fundou o Epicentro Dalva, que hoje é um centro de produção, formação e pesquisa da produção de alimentos em Sistemas Agroflorestais (SAFs). O Dalva oferece modelos de fruticultura, horticultura, galinheiro, desassoreamento de rio e recuperação de nascentes, todos em SAFs.

 

Para mais informações e inscrições, acesse o site do evento ou envie uma mensagem para: dalva.cursos@gmail.com

 


Data / Hora
Date(s) - 09/11 - 11/11
Dia todo

Localização
Epicentro Dalva Epicentro Dalva, Pedra Bela, SP, 12990-000, Sudeste

Carregando mapa ....