Globo Rural – Agricultura Sintrópica



Um sistema que junta, na mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira. É a agricultura sintrópica, que também recupera áreas degradas e protege o meio ambiente. O Globo Rural visitou a fazenda de Ernst Götsch, criador desse sistema. Ele nasceu nas Suíça, onde estudou e trabalhou com melhoramento genético. (Assista aos vídeos)

Entretanto, ele foi virar agricultor e pesquisador do outro lado do oceano. Passou pela Costa Rica e chegou ao Brasil nos anos 80. Em Piraí do Norte (BA), comprou terra barata, mas com um nome assustador: Fazenda Fugidos da Terra Seca. Área desmatada, explorada com cultivo de mandioca e criação de suínos e depois, abandonada. “O nosso problema no início era água”, explica o agricultor.

Já faz tempo que a propriedade recuperou o nome original, descoberto em documentos antigos: Fazenda Olhos D’Água. A vegetação foi recomposta, o solo recuperado, com agricultura associada a floresta: a agrofloresta.

A definição de sintropia é o contrário de entropia, termo associado a desorganização, degradação de sistemas, a perdas de energia. A agricultura sintrópica propõe reordenar, restaurar o ambiente natural, a floresta. São ideias que atraem, a cada ano, centenas de pessoas para os cursos oferecidos por Ernst e o agricultor Henrique Souza.

Fonte: Globo Rural