Meliponicultura: criação de abelhas nativas



Criação de espécies de abelhas nativas sem ferrão em caixas de madeira para a produção de mel, própolis, e a promoção de serviços ecossistêmicos.

As abelhas nativas têm um papel fundamental na polinização e, portanto, na conservação da mata atlântica. A polinização dessas abelhas também aumenta a produtividade de cultivos agrícolas como, por exemplo, o café.

Com o manejo correto da criação é possível aumentar e produzir novas colmeias de diversas espécies como a mandaçaia, uruçu, jataí, e mandaguari.

A meliponicultura é uma atividade sujeita à legislação de manejo de fauna silvestre, que define os procedimentos para obtenção de autorização para manejo, cadastramento de plantel, e autorização para instalação de ninhos-isca.

Para maiores informações sobre Cadastramento de Meliponários, acesse www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cfb/2021/03/cadastramento-de-meliponarios/

Atividade integrante do Subprojeto Conexão Bananal (Projeto Conexão Mata Atlântica) na ferramenta de CVS (Cadeia de Valor Sustentável) executado pela PLURAL Cooperativa de Consultoria, Pesquisa e Serviços (www.pluralcooperativa.com.br)

Filmado em maio de 2021, no Sítio Figueira, Bananal, SP.
Direção & Fotografia: Beto Campos
Edição: Adriana Borges
Música: Suzana Vaz
Agradecimentos: Maria Antonia Lacerda & Suzana Vaz (trecho de duo barroco de flautas, compositor Telleman)

Fonte: Plural Cooperativa