Agricultura sintrópica por Ernst Götsch



A agricultura sintrópica pode ser definida como um modelo em que os processos agrícolas se assemelham aos processos naturais, tanto no que diz respeito à sua função como à sua dinâmica.

Ao contrário do que acontece na entropia, a sintropia é a passagem de algo mais simples para um mais complexo, ou seja, engloba uma série de ações completamente conscientes que têm como finalidade potencializar a reestruturação, o equilíbrio e a aceleração metabólica de um organismo ou sistema concreto.

Em suma, a agrossilvicultura é uma forma de cultivo múltiplo em que se procura satisfazer uma série de condições básicas que são a existência de várias espécies, pelo menos duas, que interagem biologicamente; geralmente pelo menos um dos componentes é uma planta lenhosa perene; e, finalmente, pelo menos dois dos componentes são geridos de forma a atingir os objectivos do agricultor que gere a exploração agrícola.

Os diferentes componentes estão distribuídos em diferentes estratos a nível espacial e temporal. As formas de produção agroflorestal podem ser aplicadas tanto em ecossistemas frágeis como naqueles mais estáveis e à escala desde uma pequena propriedade apenas para fins de subsistência, até grandes áreas cujo objectivo é a comercialização dos produtos obtidos. Los objetivos, por tanto, son lograr una diversificación de la producción, aumentar el nivel de materia orgánica en el suelo, fijar nitrógeno atmosférico, reciclar los nutrientes, optimizar al máximo la producción del sistema y modificar, en parte, el microclima donde están establecidos os cultivos.

Este sistema foi desenvolvido por Ernst Götsch, que da Suíça mudou-se para o Brasil em 1982, após ensinar métodos de agricultura sustentável a refugiados nicaraguenses na Costa Rica, durante a guerra civil nicaraguense, onde se dedicou a aconselhar o proprietário de uma área improdutiva que estava localizado na Bahia e onde comprou a fazenda que se propunha recuperar, por meio de reflorestamento e implantação do cultivo do cacau. Ao longo dos anos treinou diversos agricultores, que estão difundindo seus conhecimentos sobre manejo sintrópico. Embora inicialmente este método só fosse aplicado em pequenas propriedades, em algum momento Ernst mudou para a agricultura em grande escala, com sucesso.

No vídeo, Ernst Götsch fala brevemente sobre os princípios de vida nos quais se baseia a agricultura sintrópica.

Fonte: Ecoportal