O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, apenas atrás da água. Com mais de 2 milhões de hectares plantados, o Brasil é líder na produção mundial, no entanto, esta superprodução tem um preço. O método empregado pelo agronegócio está empobrecendo o solo, acabando com a água, a biodiversidade e produzindo alimento envenenado.
Porém, existem produtores que já perceberam isso e vão na contra mão deste pensamento, produzindo em um Sistema Agroflorestal. O café é plantado em meio a uma grande diversidade de plantas, garantindo proteção contra doenças e alta produtividade, além de revitalizar nascentes e trazer de volta a vida silvestre.
Com os fertilizantes e a água cada vez mais escassos, o sistema agroflorestal tem se mostrado como a única solução para salvação da agricultura no futuro. Produtores de café do Espírito Santo e Minas Gerais, os dois estados onde mais se produz café no Brasil, já compreenderam que podem melhorar de vida e agregar valor ao produzir desta forma. Os compradores locais e internacionais estão priorizando quem produz assim, ninguém quer participar da destruição da natureza.
A mensagem que fica: O futuro será agroflorestal, ou não será nada.
Fonte: Canal Heitor Delpupo / Youtube
Documentário produzido como Trabalho de Conclusão de Curso.
Curso de Comunicação Social / Universidade Federal Fluminense
2022