
Os resíduos de poda de árvores urbanas triturado (chamado de “Pó de Pau” por alguns agricultores) é bastante útil como cobertura de solo em agroflorestas.
A cobertura morta em SAFs (sistemas agroflorestais agroecológicos), hortas e outros sistemas de produção contribui com a saúde do solo de várias maneiras: preservando uma boa umidade do solo e temperatura do solo para as plantas e microorganismos, protegendo dos impactos de chuva e insolação direta, dificultando o surgimento de espécies espontâneas e assim reduzindo a mão de obra com capinas, e aportando progressivamente nutrientes para as plantas a partir da decomposição biológica desse material.
Além disso, pode ser obtido a baixo custo ou gratuitamente junto a prefeituras e empresas de energia elétrica que fazem a poda de árvores, garantindo também a reciclagem de um resíduo que de outra forma estaria gerando custos e impactos ambientais se destinado a aterros sanitários ou outros locais urbanos.
Produzido pela Embrapa Meio Ambiente e parceiros, esse vídeo faz parte da Plataforma Ater+ Digital sobre Sistemas Agroflorestais. A Ater+ Digital é uma iniciativa dos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com a participação da Embrapa e parceiros, que tem como objetivo disponibilizar informações em linguagem concisa e acessível para apoiar, por meio digital, serviços de assistência técnica e extensão rural.
Fonte: Embrapa / YouTube
