Fossa verde e círculo de bananeiras



Implantação de uma fossa verde ou tanque de evapotranspiração (TEVAP) para tratamento de águas negras, e círculo de bananeiras para tratamento de águas cinzas, exemplos de tecnologia social de saneamento rural.

O TEVAP consiste em um tanque (ou bacia) impermeabilizado onde o esgoto chega na parte baixa por dentro de uma fila de pneus coberta com entulho, depois brita, areia e terra. Na parte de cima do tanque devem ser plantadas espécies de folhas largas com a função de evapotranspiração, e consequente filtração final, da água do sistema.

Portanto, a água do esgoto passa por um processo de tratamento a partir da filtração física (entulho, pedra, areia) e biológica (bactérias anaeróbicas que naturalmente aparecem no sistema); e a matéria orgânica decomposta e os sais minerais liberados servem como adubo para as bananeiras e outras plantas.

As folhas e frutos produzidos nesse canteiro-fossa podem ser consumidos sem problemas. Não se recomenda a ingestão de raízes.

Á água que sair pelo dreno superior desse sistema deve entrar num sistema de tratamento de águas cinzas como, por exemplo, um círculo de bananeiras.

Obs: O TEVAP também é conhecido como fossa ecológica, fossa de bananeiras ou bacia de evapotranspiração (BET).

Atividade integrante do Subprojeto Conexão Bananal (Projeto Conexão Mata Atlântica), na ferramenta de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), executado pela PLURAL Cooperativa de Consultoria, Pesquisa e Serviços.

Fonte: Plural Cooperativa / YouTube